http://bejinhomarquesoportugues.blogspot.com.br/

domingo, 4 de maio de 2014

Aula logotipo e a psicologia das cores


Que cor usar na hora de fazer um logotipo?


As cores influenciam psicologicamente os seres humanos de várias maneiras, e são mais ligadas à emoção do que propriamente à forma. Se várias figuras coloridas forem mostradas a um grupo de pessoas, essas pessoas se lembrarão mais facilmente das cores do que das formas dessas figuras.
Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos, sejam trabalhos de design, ilustração, anúncios ou qualquer outro tipo de trabalho visual, devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, reações essas que podem ser positivas ou negativas, dependendo da sua utilização.
Veja a seguir o impacto que as cores podem causar:
- Branco:  Limpeza, Inocência, Paz, Pureza, Refino, Simplicidade e Renúncia e Veracidade
Branco é a cor universal da paz e da pureza. Muitas vezes pode ser encontrada invertida em logotipos como texto ou espaço negativo.
- Preto:  Autoridade, Ousadia, Clássico, Conservador, Distintinção, Formalidade, Mistério, Segredo, Gravidade e Tradição.
Negro é tecnicamente, a ausência de todas as cores. É uma cor poderosa e evoca autoridade, ousadia, elegância e tradição. A cor negra pode ser encontrada em muitos logotipos para alcançar ousadia, simplicidade e sofisticação.
- Cinza ou prata: Autoridade, Mentalidade Corporativa, Embotamento, Humildade, Melancolia, Praticidade, Respeito, Tristeza e Estabilidade.
Cinza fica em algum lugar entre preto e branco. De um ponto de vista moral, é a área entre o bem e o mal. As variações de cinzas são também conhecidos como neutros e frios. Cinza é frequentemente utilizado para o tipo (letras) de logotipos, pois é neutra e funciona bem com a maioria das outras cores.
21-AppleLogoGrey
- Vermelho :  Ação, Aventura, Agressividade, Sangue, Perigo, Vontade, Energia, Emoção, Amor, Paixão, Força e Vigor
Vermelho é uma cor intensa. Ele pode convocar emoções conflitantes como sangue e guerra ou amor e paixão. É freqüentemente utilizado em desenhos de logotipos para captar a atenção e é  reconhecida por levantar a pressão arterial ou despertar o apetite  nas pessoas.
- Laranja:  Laranja é composta de vermelho e amarelo e podem representar os atributos de cada uma dessas cores. Laranja é menos intensa do vermelho, mas ainda assim possui um enorme pooder de impacto. É mais divertido e vigoroso do que a cor vermelha. Você pode encontrá-la freqüentemente empregado em logotipos para criar um ar lúdico, estimular emoções e até mesmo apetite. Transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo.
- Amarelo: Amarelo, bem como vermelho, pode ter mensagens conflitantes. Pode representar o sol e a felicidade ou a prudência e a covardia. Amarelo é brilhante e altamente visível, e é por isso que muitas vezes podem ser encontradas em diversos sinais rodoviários. Amarelo é frequentemente utilizado no design de logotipo para obter atenção, criar alegria e cordialidade
logo-mcdonalds
- Verde:  Dura, Ambiental, Fresca, Harmônica, Saudável e Curativa; Inexperiência, Natureza, Renovação e Tranqüilidade; Moeda.
Verde representa vida e renovação. É uma cor calmante e repousante, mas também pode representar ciúme e inexperiência. Você pode encontrá-la frequentemente utilizada por empresas que pretendem retratar a si próprias como ecologicamente conscientes.
- Marrom: Calma, Profundidade, Terra, Natural, Rugosidade, Riqueza, Simplicidade, Gravidade, Sutileza, Utilidade e Folclore.
Marrom indica natureza, folclore e utilidade. Brown é usado em logotipos relacionados com a construção civil e a área jurídica, onde se deseja simplicidade, cordialidade e neutralidade.
Sugere segurança e solidez.
- Rosa:  Apreço, Delicadeza, Feminilidade, Florais, Gentileza, Universo feminino adolecente, Gratidão, Inocência, Romantismo, Suavidade e Tranqüilidade.
Rosa é uma cor feminina que evoca sentimentos de inocência e delicadeza. É uma versão mais suave da cor vermelha que pode nos trazer visões de meninas, Goma de mascar e algodão doce. A cor rosa também é amplamente associada com a conscientização sobre o câncer de mama. É frequentemente utilizada em logotipos para adicionar um toque feminino.
É de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, de doçura melosa e romântica.
BarbieLogo1


Da próxima vez que você estiver projetando um logotipo lembre-se de tentar fazer refletir no logotipo desenhado o significado das cores que você escolheu. Basta lembrar: A psicologia das cores consiste em criar laços culturais entre a marca e a percepção de seu publico (note que estes laços podem mudar ao longo do tempo, segmento e local)… Lembre-se também que de nenhuma maneira esta é uma ciência exata e é em grande parte baseada em evidências casuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário